Esôfago de Barret

Esôfago de Barret

21/05/2020 às 18:04:07

A exposição frequente da mucosa do esôfago ao conteúdo do estômago acaba fazendo com que essa região modifique o tipo de célula que compõem o seu tecido, tornando-o mais resistente a acidez. Essa substituição do tecido na parte final do esôfago por um outro mais resistente é o que chamamos de Barrett.
O esôfago de Barrett é considerado uma complicação da doença do refluxo gastroesofágico. Embora o Barrett não provoque sintomas, é possível que alguns pacientes apresentem sinais de refluxo, como: azia e queimação, regurgitação, tosse, entre outros. 
O diagnóstico é realizado através da endoscopia digestiva alta que visualiza uma área de coloração diferente no esôfago associado a biópsias locais, que serão analisadas pelo médico. 
Em grande maioria o Barrett pode estar associado a uma maior chance de surgimento de câncer de esôfago. Recomenda-se uma acompanhamento com médico para avaliação da lesão, por isso, se você tem sintomas do refluxo não deixe para avaliar quando a situação estiver mais grave.

 

Agende uma consulta:
Clínica Saúde e Vida - Rua Alfredo Cruz, 687 — Centro
(95) 3624-2494 / (95) 99120-1467